Equipe de médicos do Exército realiza cirurgia robótica

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 02 mar 2022
Crédito: H Ge F

Fortaleza (CE) – No dia 22 de fevereiro, um usuário do FUSEx, de 74 anos de idade, submeteu-se ao procedimento de prostatavesiculectomia radical robótica realizada em OCS conveniada em Fortaleza (CE). O procedimento foi realizado pelo Capitão Médico Tiago Soares Bisogno, da equipe de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza, e pela equipe de anestesiologia, composta pelo Primeiro-Tenente Médico André Benevides. O paciente evoluiu bem durante o procedimento, recebendo alta na tarde de 23.

Os robôs despertam o nosso imaginário há décadas, a cirurgia robótica representa a evolução da cirurgia minimamente invasiva, que se iniciou com a laparoscopia, conhecida como "cirurgia por vídeo". Esta modalidade permite a realização de procedimentos complexos através de pequenas incisões, por onde se introduz os braços do robô com seus instrumentos.

O sistema robótico se alicerça na interação entre o cirurgião e o robô, que reproduz com precisão os movimentos da mão humana, apresentando liberdade de movimento, ausência de tremor e elevada eficácia. O sistema de alta definição em 3D fornece ao cirurgião uma visão perfeita e ampliada dos órgãos e estruturas internas.

A cirurgia robótica é usada para o tratamento de diversas doenças urológicas, desde benignas até tumores malignos. Os rins, a bexiga e a próstata e toda a cavidade abdominal podem ser acessadas através dos braços do robô com mais precisão e eficácia.

Fonte: Hospital Geral de Fortaleza