Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do HCE marca presença em eventos científicos de saúde

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 dez 2021
Crédito: HCE

Rio de Janeiro (RJ) – O Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital Central do Exército (PRMO HCE) participou do XI Encontro Nacional de Residências em Saúde (ENRS), realizado nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro, e do I Congresso Internacional de Saúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco, realizado no período de 22 de novembro a 2 de dezembro, ambos no formato online.

O ENRS é o mais significativo evento promovido pelo Movimento Nacional de Residências em Saúde, com periodicidade anual. Em sua 11ª edição, no ano de 2021, trouxe como tema central “Saúde e Democracia: Residências em Saúde como espaço de formação no e para o SUS”.

O hospital foi representado por todas as categorias profissionais vinculadas ao PRMO HCE, com 6 (seis) trabalhos aprovados. Dois destes ganharam destaque no evento sendo escolhidos para apresentação no formato oral, e seus respectivos autores convidados para um debate sobre os temas. A residente assistente social R1 Daniella Lina Gomes Moraes Pires explanou sobre os “Desafios em cuidados paliativos: experiência de residentes multiprofissionais em oncologia no Hospital Central do Exército”. O outro trabalho que ganhou destaque foi “Atuação do farmacêutico no acompanhamento farmacoterapêutico: relato de experiência na Residência Multiprofissional em Oncologia”, de autoria do residente farmacêutico R2 Gabriel Silva Catarino.

O I Congresso Internacional de Saúde trouxe como tema a inovação e a interprofissionalidade, e oportunizou um espaço de discussões acerca da necessidade de integração desses dois temas para o desenvolvimento de estratégias inovadoras para a assistência, a gestão, a educação e a pesquisa em saúde, e que a partir disso possam ser criados projetos no sentido de solucionar problemas nestes segmentos. Mais uma vez o PRMO HCE se fez presente com sete trabalhos científicos aprovados, os quais relatavam, principalmente, as experiências que a residência multiprofissional promoveu na rotina da equipe interprofissional, e os desafios desta equipe na busca por estratégias inovadoras para enfrentar a pandemia decorrente da Covid-19.

A Coordenação do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do HCE reitera que o excelente resultado dos nossos estudantes nestes eventos traduz o compromisso do Hospital Central do Exército com a formação de profissionais de saúde e com o desenvolvimento técnico-científico do país.

Fonte: Hospital Central do Exército