Saudação aos novos Aspirantes a Oficial

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 nov 2021
Crédito: CCOMSEx

Aspirantes a Oficial da Turma Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca!

Não há como descrever com perfeição os sentimentos que afloram no peito de cada um de vocês neste singular momento, o qual ficará, para sempre, impresso em suas memórias.

Longo foi o percurso iniciado no Portão da EsPCEx, ratificado ao cruzarem o Portão Monumental da AMAN. Aqui, vocês se tornaram herdeiros de 210 anos de história da imponente Academia Militar, referência internacional no ensino acadêmico e técnico-profissional. Aqui, o esforço de vocês forjou a solidez do propósito de vida que fizeram para si: o sacerdócio da vida militar.

Tenham em mente que este não é o fim, mas, sim, o início de uma empolgante jornada. Não temam o porvir, pois o destino que vocês abraçaram é conhecido pelos velhos soldados e por eles reverenciado. A carreira será construída com muito suor e abnegação, é verdade! Todavia, mais que isso, será vivida com a alma vibrante de quem muito lutou para conquistar e ter em seus ombros as estrelas de oficial do Exército Brasileiro.

Menção especial faço às primeiras Aspirantes a Oficial formadas na AMAN. O desempenho exemplar de vocês, representantes da firme têmpera da mulher brasileira, proporcionou o absoluto êxito da progressiva presença feminina na linha de ensino militar bélico. Parabéns!

Aos militares das nações amigas que hoje se formam, apresento os cumprimentos do Exército Brasileiro. Que os laços de amizade construídos nesses anos de convívio fortaleçam o profícuo relacionamento entre os exércitos de nossos países e reforcem a amizade e a confiança entre nossos povos.

Parabenizo o Comando da AMAN e agradeço a todos os seus quadros a entrega  ao Exército de mais uma turma de líderes militares que constituirão a viga mestra da dimensão humana da Força Terrestre, bem como congratulo os familiares dos formandos, especialmente os pais e as mães, pelo incansável estímulo e indispensável suporte aos seus queridos filhos e filhas.

Ao partirem para os quartéis, em toda a imensidão do Brasil, mostrem o valor moral e profissional que têm. Ao receberem a missão, não questionem as razões, em vez disso, assumam a atitude de cumpri-la da melhor forma, com determinação e eficiência, pois a defesa da Pátria não aceita escusas e se impõe como valor máximo da carreira das armas.

Inspirando-se no Patrono do Exército, o Duque de Caxias, estejam, sempre, fundamentados no conhecimento que auferiram, nos princípios éticos, na hierarquia e na disciplina. Sejam, portanto, militares honrados e de inquestionável patriotismo, que, acima de tudo, respeitam seus superiores, seus pares e seus subordinados e se fazem dignos do respeito deles. Sobretudo, conheçam muito bem seus comandados, sejam um verdadeiro exemplo para eles e saibam conduzi-los com sabedoria à vitória.

Novos Aspirantes a Oficial, o Exército espera muito de vocês!

Orgulhem-se, pois a espada de oficial que, merecidamente, passam a ostentar é símbolo da autoridade, da liderança, do compromisso, das virtudes, dos valores, das tradições e da honra que o oficial cultua, pratica e inspira em seus comandados.

Sejam a verdadeira alma da Força Terrestre, sustentando o Braço Forte da Nação brasileira e mantendo a Mão Amiga do Exército sempre estendida à nossa gente.

Ide, pois, pelos rincões do País, tendo a inesquecível e majestosa silhueta das Agulhas Negras a lhes servir de eterna testemunha do compromisso de honra que selaram com o Exército, com o Povo brasileiro e com o nosso amado Brasil.

Que o Todo Poderoso Deus dos Exércitos os abençoe e lhes traga uma carreira vitoriosa e feliz!

 

Brasília-DF, 27 de novembro de 2021.

 

Gen Ex PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA
Comandante do Exército

 

.: Versão em pdf para impressão

 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército