Brigada de Infantaria realiza ataque coordenado durante Operação Membeca

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 nov 2021
Crédito: GUEs - 9ª Bda Inf Mtz

Rio de Janeiro (RJ) – O Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz) realizou um ataque coordenado às posições do inimigo na cidade de Resende (RJ), durante a Operação Membeca, exercício avançado do Exército. A ação foi acompanhada pelo Comandante Militar do Leste, General José Eduardo Pereira.

Após a conquista dos objetivos de segurança, a Força-Tarefa “De Guerra”, comandada pelo 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola) e composta por todos os elementos de manobra da brigada, ordenou a conquista da linha de aprofundamento da subunidade inimiga figurada. A complexa operação contou com abertura de brecha realizada por elementos do 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), que proporcionou apoio à mobilidade das tropas.

No evento, destacou-se o lançamento de fumígenos pelas viaturas Guarani, pela primeira vez no âmbito da Grande Unidade, bem como destacaram-se os disparos realizados pelo canhão 90mm da viatura Cascavel no apoio à operação. Tais capacidades fortalecem o poder de combate de uma das brigadas mais tradicionais da Força Terrestre.

Ao final da atividade, o General José Eduardo disse ter plena confiança nas capacidades demonstradas pela 9ª Bda Inf Mtz, força de emprego geral prioritária.

Comitiva

O General José Eduardo estava companhado do Chefe do Emprego da Força Terrestre, do Chefe do Estado-Maior do CML, dos Comandantes da 1ª Divisão de Exército, e da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, e dos demais oficiais-generais da guarnição do Rio de Janeiro.

Fonte: GUEs - 9ª Bda Inf Mtz