COTER acompanha certificação da 15ª Bda Inf Mec

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 03 nov 2021
Crédito: COTER

Cascavel (PR) – No período de 11 a 15 de outubro, a Chefia de Preparo da Força Terrestre/COTER acompanhou o 2º ciclo de certificação da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), aplicada pela 5ª Divisão de Exército (5ª DE).

A certificação do Estado-Maior da Brigada se constituiu em exercício de posto de comando, com apoio do Sistema COMBATER (simulação construtiva), e teve como objetivo de adestramento realizar ação retardadora para impedir o avanço do inimigo até o limite anterior da área de defesa avançada (LAADA).

A Divisão de Simulação de Combate (DSC), da Chefia do Preparo da Força Terrestre (Chef Prep F Ter) do COTER, incrementou a certificação com a utilização do sistema de simulação virtual VBS3, que foi utilizado com os óculos de realidade virtual HTC Vive, possibilitando sobrevoar o cenário sintético do exercício com um veículo aéreo não tripulado (VANT) para reconhecimento de inimigos na posição inicial de retardamento (PIR).

Durante a certificação, demonstrou-se que os cenários virtuais construídos no VBS3 podem servir como ferramenta auxiliar na fase inicial do planejamento das operações, permitindo aos elementos do Estado-Maior realizar sobrevoos virtuais na região onde ocorrerá o exercício, o que melhoraria a percepção do terreno, economizando meios aéreos reais.

Por fim, verificou-se que o emprego das simulações construtiva e virtual no adestramento do Comando e Estado-Maior da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada contribuiu para a melhoria contínua do processo de certificação das Forças de Prontidão, alavancando o Preparo da Força Terrestre.

Fonte: COTER