Certificação para prontidão da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada entra em fase de simulação viva

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 out 2021
Crédito: Sd Lucas Almeida

Garanhuns (PE) – A certificação para a prontidão da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) como Força de Prontidão do Exército Brasileiro entrou na fase de simulação viva, que envolve combate simulado no terreno. Na última segunda-feira, 11, foi realizado, no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado, o apronto operacional da Força de Prontidão da Brigada. A atividade, que reuniu mais de 1.100 militares, verificou o preparo de efetivo e material da tropa para o exercício.

Na ocasião do apronto operacional, o Comandante da 10ª Bda Inf Mtz, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, conversou com a tropa e verificou o preparo dos militares, de seus equipamentos e das viaturas. “A nossa Força de Prontidão da Brigada já passou por uma fase de preparo e está passando por uma certificação. Este apronto serve para iniciarmos a etapa da simulação viva”, destacou o general.  

Um dos três tipos de simulação da certificação, a simulação viva materializa o planejamento e avalia o emprego de tropas e meios de combate no terreno. Nesta etapa, as tropas da 10ª Bda Inf Mtz utilizam o dispositivo de simulação de engajamento tático, que simula os engajamentos de tiro em combate, requerendo da tropa o correto emprego das táticas e procedimentos padrão que serão utilizados em uma situação real de combate.

Essa metodologia foi antecedida por outras duas: a simulação construtiva, que planeja o exercício, e a simulação virtual, que projeta, por meio de softwares, as atividades a serem realizadas. Todas as etapas são coordenadas pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE) e apoiadas pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) e pelo Comando de Operações Terrestres (COTER).

Certificação 
As unidades integrantes da 10ª Brigada são avaliadas pelo Centro de Adestramento Leste (CA-Leste) em todas as fases da certificação. Ao fim do processo, a 10ª Bda Inf Mtz estará apta como Força de Prontidão (FORPRON) e pronta para operar em missões reais.

Os protocolos de prevenção à covid-19 foram adotados na atividade. 

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército