Solenidade celebra Dia Nacional da Engenharia no Rio de Janeiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 06 out 2021
Crédito: 1º BE Cmb (Es)

Rio de Janeiro (RJ) – Na manhã de 30 de setembro, foi realizada, no 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola) – 1º BE Cmb (Es), a cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Engenharia. O objetivo do evento foi enaltecer e divulgar o patrimônio imaterial da Arma de Engenharia, expresso em suas tradições históricas, suas celebrações e seus valores militares, e celebrar os feitos do seu patrono, Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, permitindo a integração entre as diversas gerações de engenheiros.

As atividades foram iniciadas com uma visita ao Memorial Villagran Cabrita e ao Parque Histórico da organização militar; posteriormente, o Coronel Veterano Luciano Rocha Silveira proferiu uma palestra sobre a participação da Engenharia desde a Guerra do Paraguai até os dias atuais. Na sequência, foi apresentado um vídeo com a mensagem do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda.

Coroando a jornada, foi realizada uma formatura com a presença de diversas autoridades, destacando-se o antigo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Veterano Enzo Martins Peri; o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda; o Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo; e o tetraneto de Villagran Cabrita, Luiz Cláudio de Villagran Cabrita, dentre outros oficiais-generais da ativa, veteranos e autoridades civis e militares.

Fonte: 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola)