Força de Prontidão de Brigada Aeromóvel realiza adestramento no pantanal

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 ago 2021
Crédito: Sd Simplicio

Caçapava (SP) – Integrantes da Força de Prontidão (FORPRON) da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel participaram de um exercício de adestramento entre os dias 9 e 13 de agosto. Denominado Falcão Pantanal, o exercício contou com a participação de 103 militares da brigada. As instruções foram conduzidas pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan), estrutura de ensino orgânica do 17º Batalhão de Fronteira, em Corumbá (MS).

O treinamento contou com duas fases. A primeira foi de adaptação e sobrevivência em ambiente pantaneiro para os estagiários da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel – 12ª Bda Inf L (Amv). Eles tiveram instruções sobre estacionamentos e abrigos, alimentos de origem vegetal e animal, armadilhas de caça e pesca, orientação fluvial diurna em ambiente pantaneiro, rastreamento e contrarrastreamento, obtenção de água e fogo, conhecimento e identificação de animais peçonhentos, transposição de curso d'água e navegação fluvial, entre outras.

Já a segunda fase consistiu do planejamento e da execução de uma operação ribeirinha, em que os militares puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as instruções da fase anterior. Ao final do adestramento, as tropas da 12ª Bda Inf L Amv foram brevetadas com o distintivo semicircular de “Pantanal”, que identifica o combatente apto a atuar no inóspito ambiente pantaneiro do Brasil.

Cabe destacar que todos os envolvidos no adestramento foram submetidos a testes de verificação de infecção por covid-19 antes de se deslocarem para a atividade, e que, durante as atividades, foram cumpridos todos os protocolos de prevenção à doença.

12ª Brigada
A 12ª Bda Inf L (Amv), integrante do Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro (SISPRON), é uma tropa de emprego estratégico apta a atuar em qualquer região do Brasil. Por essa razão, a tropa se adestra constantemente nos ambientes operacionais de selva, montanha, caatinga e pantanal, de forma a conhecer as particularidades de cada região.

Participaram do adestramento o 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), a Companhia de Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel (Cia Cmdo 12ª Bda Inf L), a 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (12ª Cia Eng Cmb L), a 12ª Companhia de Comunicações Leve (12ª Cia Com L), o 12º Pelotão de Polícia do Exército e o Curso de Formação de Cabos.

Fonte: 6º BIL


Fonte: Agência - Verde-oliva