Exército realiza Operação Cronos II

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 ago 2021
Crédito: DFPC

Brasília (DF) Após obter resultados significativos na Operação Cronos I, o Comando Logístico (COLOG), por intermédio da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), realizou, no período de 2 a 13 de agosto, a Operação Cronos II. A atividade teve o objetivo de aumentar a produtividade do Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp), intensificando as atividades processuais, testando e analisando o desempenho do sistema.

Durante a Operação Cronos II, os serviços intensificados foram voltados para os processos de pessoas físicas, alcançando as seguintes áreas: concessão, apostilamento, revalidação e cancelamento de Certificado de Registro, emissão de Guia de Tráfego, autorização para aquisição de PCE no mercado nacional – armas e registro de arma pessoa física com emissão de CRAF.

Todo o monitoramento foi acompanhado pelo Centro de Operações de Produtos Controlados (COpCon), em Brasília.

Desta vez, a Operação Cronos foi dividida em duas fases: a primeira ocorreu do dia 2 a 8 de agosto, com atividades no âmbito da 4ª Região Militar (4ª RM), que corresponde ao estado de Minas Gerais, e 6ª Região Militar, que atende os estados da Bahia e Sergipe.

Já a segunda fase ocorreu do dia 9 a 13 de agosto, e suas atividades foram voltadas para as seguintes Regiões Militares: 1ª RM (Rio de Janeiro e Espírito Santo), 2ª RM (São Paulo), 3ª RM (Rio Grande do Sul), 5ª RM (Paraná e Santa Catarina), 7ª RM (Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas), 8ª RM (Maranhão, Tocantins, Pará e Amapá), 9ª RM (Mato Grosso do Sul e Mato Grosso), 10ª RM (Ceará e Piauí), 11ª RM (Distrito Federal, Goiás, parte do Tocantins e Triângulo Mineiro) e 12ª RM (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima).

Operação Cronos I

Durante os cinco dias de operação, que ocorreu de 21 a 25 de junho, 683 analistas participaram da atividade dedicando um esforço conjunto e simultâneo. Como resultado do trabalho, mais de 24 mil processos foram finalizados durante esse período. 

Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp)

O Sistema de Gestão Corporativo (SisGCorp) é uma solução de governança adotada pelo Exército Brasileiro, por meio da DFPC, que consiste na informatização de processos finalísticos, gerenciais e de apoio, utilizados pelos usuários do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC).

O sistema consiste em uma plataforma informatizada alinhada com as tecnologias mais recentes, que objetiva, por meio de uma interface amigável, tornar mais céleres e seguras as tarefas demandadas por aqueles que desejam adquirir e utilizar produtos controlados pelo Exército.

Fonte: DFPC