Chefe do Emprego da Força Terrestre visita o IDQBRN

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 jul 2021
Crédito: IDQBRN

Rio de Janeiro (RJ) - No dia 20 de julho, o Instituro de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (IDQBRN), organização Militar diretamente subordinada ao Centro Tecnológico do Exército (CTEx), recebeu a visita do Chefe do Emprego da Força Terrestre (Ch Emp F Ter) do Comando de Operações Terrestre (COTER), General de Brigada Alcio Alves de Almeida e Costa, que foi recebido pelo Chefe do CTEx, General de Brigada Armando Morado Ferreira, que apresentou, em breve palestra, a estrutura e as capacidades do Centro Tecnológico.

Após a apresentação, o General Alcio Costa, acompanhado do General Armando, deslocou-se para o IDQBRN, onde assistiu a palestra do Diretor, Coronel Marcos Carvalho Barcellos, sobre a história do IDQBRN e as atividades de pesquisa e desenvolvimento de produtos de defesa na área QBRN e de assessoria científica ao Sistema DQBRN do Exército, inclusive os trabalhos realizados em apoio ao enfrentamento da pandemia de covid-19.

Na sequència, a comitiva visitou as instalações e conheceu os laboratórios das seções finalísticas do Instituto. Dentre eles, podem ser destacados o Laboratório de Análises Clínicas, da Seção de Defesa Química; o Laboratório de Defesa Biológica, da Seção de Defesa Biológica; e o Laboratório de Calibração de Equipamentos de Monitores de Radiação Gama, da seção de Defesa Radiológica e Nuclear.

A visita de orientação técnica teve como objetivo conhecer as atividades de Defesa QBRN desenvolvidas pelo instituto. Favorecendo, assim, ao COTER), a possibilidade de implementar melhorias na condução do preparo e emprego dessas organizações militares, planejando, coordenando e controlando a execução das técnicas, táticas e procedimentos relacionados ao adestramento específico.

Fonte: IDQBRN