Veterano visita quartéis na Vila Militar

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 jul 2021
Crédito: Sd João e EsIE

Rio de Janeiro (RJ) – O Grupamento de Unidades Escola-9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs-9ª Bda Inf Mtz) recebeu, no dia 24 de julho, a visita de Virto Weingartner, veterano de 91 anos de idade que serviu na Vila Militar em 1948. Acompanhado de seus familiares, viajou de Alfredo Wagner (SC) até Deodoro (RJ) para realizar um sonho de voltar ao Rio de Janeiro para rever as unidades do Exército por onde havia passado.

O veterano visitou os espaços culturais do 1º BI Mec Es e do GUEs-9ª Bda Inf Mtz, onde foi recepcionado por integrantes da Comunicação Social de ambas as unidades. Durante a visita, compartilhou diversas histórias da caserna e assinou o livro de visitantes. Por fim, foi entregue uma lembrança institucional, livros e revistas que retratam as recentes passagens do GUEs-9ª Bda Inf Mtz nos grandes eventos sediados no Brasil. A visita se estendeu até a EsIE, onde os visitantes foram recebidos pelo Comandante, o Tenente-Coronel Vicente de Paulo Souza da Silva Santos, que apresentou as dependências da escola e uma  exposição de materiais de defesa quimica, biológica, radiológica e nuclear aos ilustres visitantes. Finalizando a visita, foi entregue uma lembrança institucional ao eterno integrante daquela escola. Foram observadas todas as medidas profiláticas na prevenção e combate ao novo corona vírus.

Serviço militar

Em 1948, ao chegar no Rio de Janeiro, convocado para servir ao Exército Brasileiro, o jovem Virto Weingartner ficou por duas semanas alojado nas dependências do 1º Regimento de Infantaria, atual 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado Escola (1º BI Mec Es). Havia sido designado a compor os quadros da Escola de Motomecanização, atual Escola de Sargentos de Logística, onde foi escolhido para fazer o curso de cozinheiro no Centro de Aperfeiçoamento e Especialização do Realengo na Escola de Instrução Especializada (EsIE). O Soldado Virto permaneceu nas fileiras do Exército até o dia 30 de novembro de 1948, quando passou para a reserva não remunerada como reservista de 1ª categoria. 

Fonte: Gpto de Unidades-Escola 9ª Bda de Inf Mtz