Exército auxilia descontaminação de ponto turístico em Salvador (BA) #EBpreservandovidas

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 fev 2021
Crédito: 19° BC e 1° Ten Jaqueline – Cmdo 6ª RM

Salvador (BA) – Na manhã do dia 4 de fevereiro, o Exército Brasileiro apoiou a descontaminação biológica de mais um ponto turístico na cidade de Salvador: a Ponta do Humaitá. Integrante do Comando Conjunto Bahia (C Cj BA), a Força realizou a atividade por meio do Parque Regional de Manutenção da 6ª Região Militar (Pq R Mnt/6), que atuou em apoio às ações dos órgãos de saúde e de segurança no combate à covid-19 e atendeu solicitação da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador.

O procedimento foi executado por cerca de 15 militares do Grupo de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR), numa ação interagências com os órgãos municipais de transporte e de limpeza urbana.

Para a desinfecção, foi utilizado o quaternário de amônia, uma substância de alta eficiência desinfetante que não prejudica a saúde humana e preserva as superfícies onde é aplicada, garantindo uma proteção de até 60 dias contra o coronavírus e outros agentes contaminantes similares.

No mês de janeiro, militares do 19° Batalhão de Caçadores (19º BC) que fazem parte do Grupo de Resposta NBQR também realizaram a descontaminação biológica no Plano Inclinado Pilar (22/01), visto que se trata de um meio de transporte bastante frequentado, principalmente, no período do verão, quando as taxas de turismo aumentam na cidade.

Comando Conjunto Bahia
Desde 20 de março de 2020, quando o Ministério da Defesa ativou dez Comandos Conjuntos pelo território nacional, o C Cj BA, formado pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira, já realizou mais de 70 ações de desinfecção em áreas de grande circulação de pessoas em todo o estado.

Fonte: Comando Conjunto Bahia