Histórias da Guerra da Tríplice Aliança - Dezembrada

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 dez 2019

Vitória em Itororó - 6 de dezembro de 1868

No último dia seis de dezembro, rememoramos outra data significativa para a Força Terrestre Brasileira: a vitória da Tríplice Aliança na Batalha de Itororó, primeira batalha ocorrida na sequência de lutas denominadas Dezembrada.

A Batalha de Itororó recebeu essa denominação por ter sido travada na ponte do arroio Itororó, que se encontrava defendida por cinco mil paraguaios em terreno favorável à defesa e com pouco espaço de manobra para os atacantes.

Cerca de 12 mil brasileiros deveriam ultrapassar esse obstáculo para atacar pela retaguarda a linha inimiga de Piquissirí. Os combates começaram às 8 horas e o poder de fogo da artilharia paraguaia provocava duras baixas no Exército Brasileiro, que avançava e recuava na pequena ponte defendida pelos bravos soldados paraguaios.

Ao perceber a iminente derrota, Caxias tomou a frente de seu Exército, desembainhou a espada e, em voz firme, bradou: “Sigam-me os que forem brasileiros!”, readquirindo a vitalidade necessária para, às 13 horas, conquistar esse primeiro objetivo de batalha durante a Dezembrada.

Com perdas para ambos os lados, tombaram mortalmente centenas de paraguaios e brasileiros e, ainda assim, após a transposição da ponte de Itororó, Caxias prosseguiu para o próximo enfrentamento, que ocorreria apenas cinco dias depois, no arroio de Avaí.

.: Versão em pdf para impressão

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército