Universitários de Brasília e Membros do Ministério Público participam do Projeto Formadores de Opinião

${the_title} - ${company_name}

Crédito: Sd Lucas Almeida

Brasília (DF) – Entre os dias 13 e 17 de maio, o Exército Brasileiro promoveu o Projeto Formadores de Opinião, com acadêmicos de Brasília e membros do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, nas organizações militares da área do Comando Militar do Planalto. Os 20 participantes da 12ª edição do programa tiveram a oportunidade de conhecer melhor a Força Terrestre.

As visitas às organizações militares tiveram início no Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), em Brasília. A comitiva percorreu as instalações do CCOMSEx e teve contato com os profissionais que trabalham com a comunicação da Força.

Para o Coronel Lídio Rubens Soares da Cunha, Coordenador do Projeto, esse contato mais estreito com a sociedade é muito importante. “É essencial que a comunidade conheça o seu Exército, principalmente os estudantes de comunicação, pois eles são futuros profissionais que produzirão conhecimento para toda a sociedade”, explicou.

Em Goiânia, Goiás, o grupo visitou o Comando de Operações Especiais e pôde acompanhar a rotina e o preparo dos militares de uma tropa estratégica e especializada. Os participantes conferiram de perto, também, os equipamentos de treinamento, como o Simulador de Queda Livre e o Simulador de tiro.

A estudante de jornalismo do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), Thaís Costa, entende que esse tipo de interação é imprescindível, pois é a oportunidade de a sociedade conhecer um pouco melhor a instituição. “O Exército desempenha tantas funções que eu nem imaginava. Estou impressionada com o que conheci até agora. O treinamento constante dos militares e os equipamentos modernos são questões que eu desconhecia. Sem esse projeto, eu não teria acesso a essas informações", declarou a estudante.

De volta a Brasília, a comitiva conferiu o trabalho realizado pelo Batalhão da Polícia do Exército de Brasília e pelo 1º Regimento de Cavalaria de Guarda. Em Sobradinho, o grupo conheceu como a tecnologia está a serviço da defesa na visita realizada ao Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército e ao Comando de Defesa Cibernética.

Já na cidade de Formosa, no Estado de Goiás, o grupo visitou o Forte Santa Bárbara, onde pôde conhecer a estrutura e organização do Forte e o Astros 2020, Programa Estratégico do Exército que busca a dissuasão extrarregional para a defesa do Brasil.

O Colégio Militar de Brasília (CMB) foi um dos destinos da comitiva no último dia do projeto. Os participantes assistiram a uma formatura e conheceram as instalações e o trabalho realizado pelo CMB. Para encerrar a atividade, o grupo foi recebido pelo Chefe do CCOMSEx para uma conversa sobre o Exército Brasileiro.

Desde 2007, o Exército desenvolve esse projeto em regiões estratégicas do país, como a região amazônica e parte do Centro-Oeste. Nesta edição, a parceria com o Comando Militar do Planalto teve como objetivo divulgar as atividades das organizações militares desse comando.

Fonte: Agência Verde-Oliva


Crédito: Sd Lucas Almeida