Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar participa de projeto de unificação de sistemas de fiscalização com órgãos federais e estaduais em todo o Brasil.


Crédito: Sargento Gustavo

Curitiba (PR) – O Exército é responsável pela fiscalização de produtos controlados como armamento e munições, explosivos e blindagem tanto de veículos quanto em empresas, como os vidros presentes em agências lotéricas.

Nas regiões militares do Paraná e Santa Catarina a fiscalização da fabricação, comercialização, distribuição e comercialização desses produtos é encargo do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5) que fiscaliza mais de três mil empresas e 20 mil colecionadores, atiradores e caçadores nos dois estados.

Uma das propostas da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) é unificar o banco de dados do Exército com os dos órgãos federais e estaduais, como DETRAN e Receita Federal e Estadual. Para criar uma proposta de unificação, a Diretoria realiza visitas de orientação técnicas nos estados para conhecer as demandas e boas práticas para implantação do projeto. O SFPC/5 recebeu a visita de orientação técnica da DFPC entre os dias 6 e 7 de junho, na sede administrativa localizada no Forte Pinheirinho, em Curitiba.

 

A Unificação

Com a unificação dos bancos de dados, é possível agilidade na consulta de produtos e empresas. Por exemplo, um carro que foi blindado é informado automaticamente para todos os órgãos, facilitando a fiscalização e acompanhamento do produto controlado.



Fonte:5ª RM

Crédito: Sargento Gustavo