Na Brigada Guaicurus, Ministro da Defesa conhece capacidades do Sistema de Monitoramento de Fronteiras


Crédito: 1º Sgt Eberson

Dourados (MS) – No dia 22 de novembro, o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada recebeu a visita do Ministro da Defesa, General de Exército Joaquim Silva e Luna, que veio acompanhado de uma comitiva, composta pelo General de Divisão Eduardo Castanheira Garrido Alves e pelo Majo-Brigadeiro Ricardo Reis Tavares.

O objetivo da visita foi conhecer as capacidades do Sistema de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e a atuação da Brigada Guaicurus, por meio de suas unidades subordinadas, ao longo da fronteira oeste do Estado.

Inicialmente a comitiva foi recebida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Lourival Carvalho Silva, e pelo Comandante da 4ª Bda C Mec, General de Brigada Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho.

Na oportunidade, foi realizado tiros de salva e uma guarda de honra e para recepcionar o Ministro da Defesa, que chegou ao Forte Guaicurus por meio de uma escolta mecanizada.

Logo após, o Ministro e sua comitiva assistiram uma palestra sobre o SISFRON, na qual acompanharam uma explicação sobre o que é o Sistema e seu objetivo.

O SISFRON é um sistema de Comando e Controle, Comunicações, Computação, Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (C4IVR) que visa dotar a Força Terrestre de meios habilitadores a uma presença efetiva na faixa de fronteira brasileira.

Na sequência, ocorreu a aconteceu a visitação, durante a qual a comitiva pôde verificar de perto os optrônicos, como o radar móvel, o binóculo termal e as viaturas como os caminhões C2 (de Comando e Controle) do Estado-Maior, das autoridades e do Centro de Comunicações e as viaturas radares como a MTO Foxtrote e a Repetidora.

Fonte: 4ª Bda C Mec


Crédito: 1º Sgt Eberson