Mais de 1.500 estudantes de 13 colégios militares celebram a união durante os XII Jogos da Amizade.


Crédito: Cb Estevam (CCOMSEx) e ZumCMTV

Campinas (SP) – Uma semana de competições intensas, com atletas de todo o País demonstrando garra e espírito de equipe, mas em clima de alegria e confraternização. Esse foi o ambiente dos XII Jogos da Amizade, que congregaram integrantes dos 13 estabelecimentos de ensino do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) entre os dias 2 e 7 de julho, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP). A atividade reuniu cerca de 1.500 estudantes, competindo em 11 modalidades esportivas, e foi marcada, ainda, pela quarta edição do "ZumZaraVoice", competição artístico-cultural integrada ao contexto do evento.

Os participantes representaram um grande mosaico cultural do Brasil, sendo oriundos dos Colégios Militares do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Porto Alegre, Santa Maria, Curitiba, Fortaleza, Recife, Salvador, Campo Grande, Brasília, Manaus e Belém. No campo esportivo, as garotas e os garotos competiram no atletismo, basquete, futebol, handebol, hipismo, judô, natação, orientação, pentatlo moderno (corrida, natação, hipismo, esgrima e tiro), voleibol e xadrez. As provas foram realizadas na EsPCEx, Círculo Militar de Campinas e Sociedade Hípica de Campinas.

O General de Divisão Flávio Marcus Lancia Barbosa, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), salienta que o espírito do evento é incentivar o desenvolvimento dos alunos por meio do esporte, catalisando as características positivas advindas dessa atividade. "Os Jogos são indutores da prática esportiva e provocam um grande congraçamento entre os alunos, gerando neles o sentimento de pertencerem, de fato, a um sistema, que é o Sistema Colégio Militar do Brasil", salientou.

De fato, o clima de integração entre as delegações é uma das marcas registradas dos Jogos da Amizade, o que voltou a ser percebido na edição de 2018. Para a Aluna Andressa Moreira, nadadora do Colégio Militar do Rio de Janeiro, "os Jogos buscam a formação de novos atletas, mas, acima de tudo, ficam as amizades que se formam para a vida toda. Já o Aluno João Henrique, judoca do Colégio Militar de Brasília, ressalta que seu esporte "auxilia muito na questão da disciplina, da vontade e da dedicação, refletindo no estudo e até na qualidade da alimentação".

Pelo quarto ano seguido, o "ZumZaraVoice" abrilhantou os Jogos da Amizade, com diferentes manifestações artísticas protagonizadas pelos próprios alunos. O festival ocorreu no Teatro Municipal Paulo Gracindo, em Paulínia (SP), com cada um dos 13 Colégios apresentando um espetáculo de oito minutos. O grande vencedor dessa edição foi do Colégio Militar de Belo Horizonte, escolhido por um corpo de jurados.

Todas as atividades esportivas e culturais foram supervisionadas por profissionais, porém a execução da maior parte delas foi coordenada pelos próprios alunos, enfatizando valências como a liderança e a iniciativa. Um exemplo dessa participação foi a cobertura dos Jogos da Amizade, que contou com a participação de alunos-repórteres da ZumCMTV, produzindo conteúdo jornalístico divulgado na internet.



Fonte:Agência Verde-Oliva

Crédito: Cb Estevam (CCOMSEx) e ZumCMTV