1º Batalhão Ferroviário revitaliza estrada de acesso ao Morro da Igreja, na Serra Catarinense

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 04 jun 2019
Crédito: Cap Rodrigo

Lages (SC) – O 1º Batalhão Ferroviário (1º B Fv) está trabalhando na revitalização da estrada de acesso ao Morro da Igreja, em Urubicí, Estado de Santa Catarina. A estrada faz a ligação do município com o Destacamento de Tráfego e Controle do Espaço Aéreo (DTCEA), subunidade subordinada ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo II (CINDACTA II), sediado em Curitiba, no Paraná.

Atualmente prosseguem os trabalhos de drenagem profunda em alguns pontos da estrada e a contenção de encostas. Também estão sendo executados os trabalhos de revitalização do pavimento, em concreto e asfalto.

A estrada de acesso ao Morro da Igreja possui características montanhosas. Em seu ponto mais alto, atinge os 1.822 metros de altitude, com amplitude térmica, podendo chegar, no inverno, aos 17 graus negativos, inclusive, com ocorrência de neve. Este óbice torna difícil os trabalhos de engenharia no local. Para dar celeridade, e para que o cronograma da obra seja cumprido, os serviços que são realizados diretamente pelos militares obedecem uma carga horária diferenciada, com o máximo de aproveitamento da luz do sol nos dias de tempo bom, inclusive em finais de semana.

A obra está sendo executada pelo Exército, em convênio com a Força Aérea Brasileira. Iniciada em fevereiro de 2018, conta com aproximadamente 16 quilômetros de extensão e orçamento de 32 milhões. Sua conclusão está prevista para dezembro de 2019.

O Morro da Igreja é um dos pontos turísticos mais visitados durante o inverno catarinense, chegando a receber cerca de 100 mil turistas, e representa um vetor de desenvolvimento econômico e social para o município de Urubicí, atraindo recursos e gerando empregos nas inúmeras pousadas e restaurantes do local.

A revitalização do acesso ao Morro da Igreja ultrapassa a sua real finalidade, que é permitir o acesso ao DTCEA, assim como contribui para a estabilidade econômica de toda a Serra Catarinense, que, nos últimos anos, vem recebendo uma onda crescente de turistas de todo o mundo.

Dessa forma, fica comprovado que o Exército Brasileiro está presente em todos os rincões da Pátria, assim como nas montanhas do Sul do Brasil, por intermédio do 1º Batalhão Ferroviário, estendendo o seu “Braço Forte" e a sua "Mão Amiga” na missão de construir e de cooperar com o desenvolvimento nacional.

 

Fonte: 1º B Fv


Crédito: Cap Rodrigo