Operação Ágata Pantanal VIII

${the_title} - ${company_name}

Crédito: 2ª Cia Fron e 18ª Bda Inf Fron

Corumbá (MS) – No período de 27 a 31 de maio, foi realizada a Operação Ágata Pantanal VIII, uma operação conjunta e interagências, coordenada pelo Ministério da Defesa e composta pelo Comando do 6º Distrito Naval (6º DN) e pela 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (18ª Bda Inf Fron), com a colaboração da Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança e Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental e Polícia Civil).

O comando conjunto empregou tropas na região de Corumbá, Bodoquena, Ladário e Porto Murtinho, abrangendo aproximadamente 750 km de linha de fronteira, e contou com a participação de cerca de 2000 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e de agentes dos Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF).

Durante o período, foram realizadas operações preventivas e repressivas, sendo realizadas em torno de 1270 vistorias em veículos terrestres e embarcações fluviais.

Na operação foi realizada uma ação cívico-social (ACISO), com o apoio do posto médico da guarnição de Corumbá, visando levar atendimentos aos cidadãos da cidade de Porto Murtinho. Foram realizados 94 atendimentos básicos de saúde (clínico geral e ginecologia), beneficiando aproximadamente 300 moradores.

O êxito alcançado na Operação Ágata ocorreu devido à grande integração e comprometimento provenientes da união de esforços entre as Forças Armadas e os OSPF no combate aos delitos transfronteiriços e no fortalecimento da presença do Estado brasileiro na fronteira oeste.

Fonte: 18ª Bda Inf Fron


Crédito: 2ª Cia Fron e 18ª Bda Inf Fron