Esquadrão comemora o dia internacional dos Peacekeepers

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 03 jun 2019

Francisco Beltrão (PR) – No dia 31 de maio, o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou uma formatura em comemoração ao dia internacional dos Peacekeepers, que teve como finalidade homenagear os militares que realizaram alguma missão de paz em sua jornada no Exército, bem como relembrar os tão nobres feitos.

 

Nesses tempos desafiadores os derrotados não se sentem vencidos. E mais difícil que ganhar a guerra é ganhar a paz.

Em 1956, as nossas Forças Armadas enviaram o Batalhão de Infantaria de Força de Paz (Batalhão Suez) para integrar a 1ª Força de Emergência das Nações Unidas (UNEF I) junto à Faixa de Gaza no conflito árabe-israelense. Posteriormente, militares brasileiros fizeram parte de missões de paz sob a égide das Nações Unidas em Moçambique, Angola, Timor Leste, Líbano e Haiti.

A Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH) contou com o emprego de mais de 37 mil militares brasileiros ao longo de 13 anos. Nesse contexto, nossas tropas enfrentaram não só desafios clássicos de estabilização, mas também um terremoto de magnitude de 7,0 na escala Richter que devastou Porto Príncipe e arredores em 2010, causando 220 mil mortes. Ainda assim, as Forças Armadas do Brasil e seus colaboradores conseguiram deixar o Haiti em condições muito melhores do que haviam encontrado, com um maior grau de estabilidade e instituições públicas mais consolidadas. Esse legado atesta o elevado profissionalismo das nossas tropas, a força da cultura solidária dos brasileiros e o acolhimento fraterno dos haitianos. Saímos no ano passado, deixando amigos e levando saudades.

Honrosos brasileiros fardados, que já deram sua cota de suor, sangue e até a vida em missões de paz passadas, saibam onde estiverem que o exemplo dos seus valorosos esforços nunca será esquecido e que continuam sendo compartilhados e reconhecidos por todos nós, amantes da paz.

Parabéns a todos os peacekeepers brasileiros pelo seu dia maior, celebrado em 29 de maio.