Curso de Extensão Cultural da Mulher promove oficinas de primeiros socorros e salvamento com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 mai 2019
Crédito: Cap Flávia Huber; Ten Arianne

Macapá (AP) – No dia 28 de maio de 2019, cerca de 60 mulheres, na maioria parentes de militares, além de oficiais e sargentos do segmento feminino, participaram de um encontro sobre primeiros-socorros e salvamento com integrantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Amapá. O evento fez parte do Curso de Extensão Cultural da Mulher promovido pela 22ª Brigada de Infantaria de Selva, em Macapá (AP).

Durante o evento, as participantes foram dividas em dois grupamentos, que se revezaram nas oficinas práticas ministradas por militares do Quadro de Oficiais de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá. O Capitão Gabriel Baía Souza, especialista em Operações Aquáticas, e o Capitão Delson Pontes Barbosa, especialista em obstetrícia, conduziram a instrução de salvamento cardiorrespiratório, na qual as participantes puseram em prática, com o auxílio de bonecos e outros materiais disponibilizados pelos Corpo de Bombeiros, os conhecimentos passados pelos instrutores.

A segunda oficina, cujo objetivo foi o salvamento de vítimas em acidentes de trânsito, foi ministrada pelo Capitão Anderson Oliveira Galeno e pelo Sargento Mateus de Carlo Tamiozzo, ambos especialistas em salvamento veicular. Nessa atividade, foram divididos pequenos grupos que simularam a retirada de vítimas de automóveis em casos de acidente.

Os instrutores ensinaram, ainda, os procedimentos corretos em casos de princípio de incêndio em equipamentos domésticos, queimaduras e engasgos. Foi ressaltado que acidentes podem ocorrer nas mais diversas situações e que, na maioria das vezes, a ação inicial de primeiros socorros é o grande diferencial para a sobrevivência da vítima.

Fonte: 22a Bda Inf Sl


Crédito: Cap Flávia Huber; Ten Arianne