CMSE comemora o Dia Internacional dos Peacekeepers em São Paulo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 31 mai 2019
Comandante Militar do Sudeste atuou no Haiti como Force Commander da MINUSTAH
Crédito: Sd Norberto

São Paulo (SP) – No dia 29 de maio, foi realizada uma cerimônia em comemoração ao Dia Internacional dos Peacekeepers das Nações Unidas no pátio de formatura do Quartel-General do Ibirapuera, em São Paulo, para os militares que já participaram de operações de paz.

A formatura foi presidida pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, que atuou como Force Commander na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

A solenidade contou com a presença de militares das Forças Armadas da ativa e da reserva, além de policiais e bombeiros que participaram de missões de paz em todo mundo. Todos usavam a tradicional boina azul, que caracteriza os mantenedores da paz.

Na MINUSTAH, as Forças Armadas mobilizaram o maior efetivo brasileiro no exterior, em uma missão complexa, com grandes demandas logísticas e de emprego de tropa. Foram mais de 37 mil brasileiros na missão, que enfrentaram terremoto, furacões e acompanharam as eleições no país caribenho.

O Brasil tem participado com tropa em missões de paz desde 1956. Militares brasileiros atuaram como mantenedores da paz em Moçambique, Angola, Timor Leste e Haiti. Atualmente, a manutenção da paz da ONU emprega mais de 100 mil militares em 14 operações de manutenção da paz. O Brasil participa de oito delas, com 300 capacetes azuis, sempre em contribuição aos esforços da ONU em promover a proteção de civis e manter a paz no mundo.

Fonte: CMSE


Comandante Militar do Sudeste atuou no Haiti como Force Commander da MINUSTAH

Crédito: Sd Norberto