Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil homenageia Peacekeepers de ontem e de hoje

${the_title} - ${company_name}

Rio de Janeiro (RJ) – O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello sediou, no dia 29 de maio, a cerimônia do “Dia Internacional dos Peacekeepers” (Mantenedores da Paz). Nesta significativa data, são homenageados os militares, policiais e civis que, sob a bandeira das Nações Unidas, cumpriram a nobre tarefa de manter a paz mundo afora.

Estiveram presentes na cerimônia diversas autoridades civis e militares, dentre as quais se destaca o Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda; o Comandante da 1º Divisão de Exército, General de Divisão William Georges Felippe Abrahão; além de outros oficiais-generais, comandantes de organizações militares da área do Rio de Janeiro e integrantes das demais Forças. Dentre as autoridades civis, destaca-se o Cônsul Geral do Japão, Senhor Yoshitaka Hoshino; o Cônsul Geral Britânico no Rio de Janeiro, Senhor Simon Wood; o representante do Consulado Americano, Senhor Jonathan Mermis-Cava; o Diretor do Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil, UNIC-Rio, Senhor Maurizio Giuliano; o Presidente da Associação do Batalhão Suez, Senhor Wanderlei Braga; o Presidente da Força Armada Interamericana do Brasil (FAIBRAS), Senhor Jorge Rangel; e um Representante do Itamaraty, Senhor Lanier Guedes de Morais. Destaque especial foi o sobrinho e afilhado de Sergio Vieira de Mello, patrono do CCOPAB, Senhor André Simões de Oliveira.

As atividades se iniciaram com as honras de recepção ao Gen Arruda, na sequência, ocorreu a formatura militar, da qual participaram ex-integrantes do Batalhão Suez, ex-integrantes da FAIBRAS, além de ex-integrantes de missões de paz que o Brasil participou no exterior. O Cel Machado, Comandante do CCOPAB, realizou a leitura da Ordem do Dia alusiva à data e o Gen Arruda se dirigiu à tropa, enaltecendo o trabalho realizado pelos peacekeepers brasileiros.

Durante a formatura foi realizada uma homenagem aos peacekeepers que tombaram a serviço das Nações Unidas. Flores foram depositadas no Memorial Haiti, erguido em memória daqueles que perderam suas vidas no terremoto de 2010 naquele país, pelo General de Exército Júlio Cesar de Arruda, que esteve acompanhado do Brigadeiro do Ar Fernando Cézar da Costa e Silva Braga, Comandante da ALA 11; do Capitão de Mar e Guerra Luiggi Campani de Oliveira, Comandante da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador; do Coronel PMERJ André Silva de Mendonça, Coordenador do Programa Estadual de Integração na Segurança; do Presidente da Associação dos Integrantes do Batalhão Suez e do sobrinho e afilhado do patrono do CCOPAB.

Finalizando a cerimônia, o Gen Arruda, convidou todos os Boinas Azuis presentes para um registro fotográfico, materializando a comemoração do Dia Internacional dos Peacekeepers no CCOPAB.

Fonte: CCOPAB