Brigada de Montanha do Exército Brasileiro relembra feitos do Brigadeiro Sampaio

${the_title} - ${company_name}

Crédito: S Ten Guarany

Juiz de Fora (MG) – No dia 23 de maio, o 10º Batalhão de Infantaria Leve – Montanha realizou solenidade em comemoração ao Dia da Infantaria, na qual homenageou o Brigadeiro Antonio de Sampaio, Patrono da Arma de Infantaria. A solenidade foi prestigiada pelo General de Brigada Alcio Alves Almeida e Costa, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), acompanhado dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira e dos comandantes das organizações militares da Guarnição de Juiz de Fora. 

O Brigadeiro Sampaio é considerado um dos maiores militares da história do Brasil imperial, participou de muitas das principais guerras travadas pelo Exército Brasileiro ao longo do século XIX, vindo a falecer a bordo do navio Eponina, decorrente dos três ferimentos recebidos na Batalha de Tuiuti, no dia 24 de maio de 1866, coincidentemente com a data de seu aniversário. Pela sua bravura na guerra, foi consagrado Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro, pelo Decreto 51.429, de 13 de março de 1962.

A solenidade contou também com a presença do General Cupertino, General Maurmann (antigo Comandante da 4ª Bda Inf L-Mth), do Deputado Estadual Coronel Henrique e de autoridades civis, militares da reserva pró-ativa, convidados e familiares dos integrantes da Unidade.

Fonte: 4ª Bda Inf L (Mth)


Crédito: S Ten Guarany