Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados coordena operações em todo o território nacional

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 mai 2019
Crédito: DFPC

Brasília (DF) – A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) é o órgão central do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC) e tem por missão institucional regulamentar, fiscalizar e autorizar as atividades de pessoas físicas e jurídicas referentes ao trabalho com produtos controlados pelo exército (PCE). O objetivo desse trabalho é aprimorar o conhecimento do Estado sobre a capacidade industrial mobilizável do país e salvaguardar os interesses nacionais nas áreas da segurança e tranquilidade públicas no que se refere ao trato com tais produtos.

Atualmente, o SisFPC conta com mais de 300 postos de fiscalização e está presente em todo o território nacional. O sistema é constituído pelas seguintes organizações, além da DFPC: Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados de Regiões Militares; de guarnições; de Delegacias de Serviço Militar; de Fábrica Civil e Postos de Fiscalização de Produtos Controlados.

Todos os anos, diversas operações são coordenadas pela DFPC com o objetivo de  intensificar a fiscalização dos PCE. Em 2018 foram realizadas, em todo o país, cinco operações interagências: Rastilho IV, Alta Pressão VI e VII, Impacto II e Dínamo VI. Como resultado desse esforço, foram efetuadas aproximadamente 400 autuações, apreendidos cerca de 2 mil armamentos, mais de 70 mil munições e 35 mil quilos de explosivos. Todo esse trabalho contou com o efetivo de 4 mil militares do Exército Brasileiro, além de agentes dos órgãos de segurança pública do país.

Fonte: Agência Verde Oliva


Crédito: DFPC