Comemoração do Dia da Infantaria e entrega de boina aos novos infantes em João Pessoa

${the_title} - ${company_name}

Crédito: 15º Batalhão de Infantaria Motorizado

João Pessoa (PB) – No dia 24 de maio, a tropa do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (15ºBI Mtz) “Regimento Vidal de Negreiros” celebrou o Dia da Infantaria. A data foi marcada por uma solenidade voltada para os militares de Infantaria e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos soldados do efetivo variável e uma grande representação de reservistas.

O evento, que teve como ponto principal a comemoração do aniversário da Arma de Infantaria, destacou a data de nascimento do Brigadeiro Antônio Sampaio, o “Bravo dos Bravos”, patrono da “Rainha das Armas”, que nasceu no dia 24 de maio de 1810, no remoto povoado de Tamboril (CE). Na ocasião, foram prestadas diversas homenagens ao Patrono da Arma de Infantaria, o qual teve o seu busto guarnecido por militares caracterizando asa diferentes tropas de Infantaria do Exército Brasileiro. 

Durante a formatura, uma mochila e dois fuzis cruzados foram depositados no busto do Brigadeiro Antônio Sampaio.  Participaram desta homenagem o paraibano ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), 2º Tenente Genival Máximo de Oliveira e o Cel R1 José Alberto Neves Tavares da Silva, militar de Infantaria mais antigo presente no evento. O ato revestiu-se de um significado especial, pois o Cel R1 Tavares comandou o 15º BI Mtz de 1982 a 1984.

Aproveitando a oportunidade, foi realizada a entrega da boina aos alunos do  Núcleo Preparatório de Oficiais da Reserva (NPOR) e aos recrutas incorporados no corrente ano.

Na sequência, o Cel Alexandre de Lima Torres, Comandante do 15º BI Mtz destacou aspectos da vida do Patrono da Infantaria e o seu legado até os dias de hoje. Também foi enfatizada a importância e o significado da entrega da boina aos alunos do NPOR e aos novos soldados de Infantaria. 

Encerrando a solenidade, a tropa do “Batalhão dos Paraibanos”; o Tiro de Guerra do Rio Tinto; os alunos da Escola afilhada “Enéas de Carvalho”  e os diversos grupamentos de reservistas tiveram a oportunidade de prestigiar a “Rainha das Armas” com um vibrante desfile!

Falange Forte!



Fonte:15º Batalhão de Infantaria Motorizado

Crédito: 15º Batalhão de Infantaria Motorizado