Visita operacional do Force Commander da MONUSCO a Butembo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 mai 2019

República Democrática do Congo – Em 17 de maio de 2019, o General de Divisão Elias Rodrigues Martins Filho, Comandante da Força de Paz da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO), realizou uma visita operacional a Butembo, na província de Nord Kivu. Participaram da visita o General de Brigada Samad Akesode, Chefe do Estado-Maior da Força de Paz, o General de Brigada Patrick Dube, Comandante da Brigada de Intervenção da Força de Paz, o General de Brigada Dinesh Bisht, Comandante do Setor Central (Brigada Indiana) e oficiais do Estado-Maior da Força.

O Gen Elias e sua delegação reuniram-se com o Sr Omar Aboud, Chefe do Escritório da MONUSCO em Beni, e com representantes das Forças Armadas Congolesas, da Polícia Nacional Congolesa, da Organização Mundial da Saúde, da Policia da ONU, da liderança local da ONU e de outras agências humanitárias no Centro de Operações Tático de Butembo. O objetivo da visita foi discutir no local questões relevantes relacionadas ao apoio da Força de Paz à resposta humanitária ao surto de Ebola na área de Butembo.

O Gen Elias aproveitou a oportunidade para se dirigir às tropas do Malaui na Base de Combate de Butembo e às tropas do Uruguai que protegem o Hotel Kikyo, onde estão hospedados profissionais de saúde internacionais.

Durante a visita a Butembo, o Gen Elias e sua delegação interagiram com a Polícia da ONU que também está contribuindo para proteger a população civil, bem como para apoiar o esforço internacional para conter o surto de Ebola no leste da República Democrática do Congo.

Fonte: MONUSCO