1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear coopera com capacitação internacional da Organização para Proibição de Armas Químicas

${the_title} - ${company_name}

Montijo (Portugal) – No período de 20 a 24 de maio, integrante do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) participou do Segundo Curso Avançado sobre Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas Países de Língua Oficial Portuguesa. A atividade faz parte do ciclo de treinamento da Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ), sendo coordenada pela Autoridade Nacional para a Proibição de Armas Químicas da República Portuguesa.

O curso contou com a participação de especialistas, civis e militares, de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Venezuela e ocorreu nas instalações da Centro de Treinamento de Sobrevivência da Força Aérea Portuguesa.

O integrante do 1º Btl DQBRN teve a responsabilidade de conduzir a instrução sobre Detecção, Identificação e Monitoramento de Agentes Químicos, além de orientar as equipes de resposta no Exercício Final do Curso.

Os conhecimentos adquiridos serão de grande importância para o aperfeiçoamento da doutrina de emprego de DQBRN do Batalhão e para a manutenção dos níveis de operacionalidade da organização militar em consonância com as técnicas mundiais.

Fonte: 1º Btl DQBRN