CEPHiMEx realiza apresentação do Livro sobre a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 mai 2019
Apresentação do livro sobre a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro
Crédito: Sd Figueiredo

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 23 de maio, no auditório do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), localizado no Museu Militar Conde de Linhares (MMCL), foi realizada a apresentação do Livro sobre a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro, em 2018, procedida pelo Coronel Carlos Roberto Carvalho Daróz, historiador militar, doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O evento fez parte do Ciclo de Palestras de Olhos e Ouvidos na História (O²H), conduzido pelo CEPHiMEx, órgão especializado de assessoramento da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

Estiveram presentes ao evento, o General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Diretor do PHCEx; o General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho, Diretor de Educação Superior Militar (DESMil); o General de Brigada Durval Antunes Machado Pereira de Andrade Nery, Antigo Comandante de Aviação do Exército; e o General de Brigada José Carlos Braga de Avellar, Assessor de Doutrina e Pesquisa da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; acompanhados de civis e militares, professores, pesquisadores e estudiosos de História Militar.

No dia 16 de fevereiro de 2018, foi assinado o Decreto nº 9288, instituindo a Intervenção Federal na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de recuperar a capacidade operativa dos órgãos de segurança pública e baixar os índices de criminalidade em todo o Estado. Na ocasião, o Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto, foi nomeado para o cargo de Interventor Federal. A Intervenção Federal terminou oficialmente no dia 31 de dezembro de 2018.

Fonte: DPHCEx


Apresentação do livro sobre a Intervenção Federal no Estado do Rio de Janeiro

Crédito: Sd Figueiredo