Ministro da Defesa cumprimenta atletas militares que ganharam mundial de revezamento 4x100m no Japão

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 mai 2019
Crédito: Alexandre Manfrim (MD)

Brasília (DF) – O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, recebeu, nessa segunda-feira, dia 20 de maio, os atletas brasileiros medalhistas de ouro no Campeonato Mundial de Revezamento masculino 4x100, ocorrido em Yokohama, no Japão. A equipe, que trouxe o primeiro lugar inédito para o Brasil na modalidade, é formada pelos militares integrantes do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério da Defesa. São eles os sargentos Paulo André de Oliveira, da Marinha; Rodrigo Nascimento e Vitor Hugo Mourão, do Exército Brasileiro; e Jorge Vides e Derick Silva, da Força Aérea Brasileira.

A equipe venceu a final do Mundial com o tempo de 38´05". Essa foi a melhor marca do mundo nesta temporada, superando a equipe dos Estados Unidos por dois centésimos (38´07"). “Eu fiquei muito emocionado com o final da prova. Entendo pouco, mas acredito que foi tecnicamente perfeito, pois sei que não é só velocidade. Esse resultado fantástico vem coroar o trabalho da Confederação Brasileira, dos clubes e do PAAR”, destacou o Ministro da Defesa durante os cumprimentos aos atletas. Na ocasião, também estiveram presentes o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho; o atleta da marcha atlética e sargento da Aeronáutica, Caio Bonfim; e o treinador da equipe, Luiz Felipe de Siqueira.

Na classificação geral, com apenas três equipes, o Brasil terminou em sexto lugar, com 16 pontos, ficando à frente de equipes tradicionais como China, Itália, França e Grã-Bretanha. De acordo com o sargento do Exército, Rodrigo Nascimento, é "gratificante colocar o Brasil no primeiro lugar". Ele assegura, ainda, que, sem a ajuda das Forças Armadas, o ouro não seria possível. "Esse apoio é essencial para garantir o rendimento. Manter um atleta é caro e se não fosse o PAAR, eu não conseguiria chegar até aqui", afirmou.

Na competição 4x100m feminino, o Brasil terminou na quarta colocação, com 43´75", ficando atrás somente dos Estados Unidos (43´27"), da Jamaica (43´29") e da Alemanha (43´68"). A equipe foi formada pelas atletas Ana Carolina Azevedo, Lorraine Martins, Franciela Krasucki e Vitória Rosa. As atletas Lorraine e Vitória são militares do PAAR. "Foi minha primeira seleção adulta, estar ali com meninas mais experientes foi uma experiência incrível. Agora é treinar para revezamento e dar o nosso melhor", disse Lorraine.

Com esses resultados as equipes masculina e feminina classificaram-se para o Campeonato Mundial de Doha, no Catar, que acontecerá no final de setembro.

 

7JMM

Em outubro, ocorrerão os 7º Jogos Mundiais Militares, na China. O evento é uma oportunidade de classificação para as Olimpíadas de Tókio em 2020. De acordo com o sargento da Marinha, Paulo André Oliveira, “2019 é um calendário cheio por ser ano pré-olímpico e toda equipe vai se preparar e se dedicar para trazer mais uma medalha para o Brasil".

O diretor do Departamento de Desporto Militar, General de Divisão Jorge Antônio Smicellato, afirmou que a expectativa é que a delegação brasileira fique entre as três melhores da competição. "Essa medalha de ouro no revezamento nos mostra que o grupo nacional está em caminho muito bom. Além disso, uma equipe com militares integrantes do PAAR indica que nós vamos ter um excelente desempenho nos Jogos Mundiais Militares".

Fonte: Ministério da Defesa


Crédito: Alexandre Manfrim (MD)