Brasil participa de Conferência de Defesa Cibernética do Hemisfério Ocidental

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 mai 2019

Bogotá (Colômbia) – Nos dias 14 e 15 de maio de 2019, a Fundação Interamericana de Defesa (IADF), a Junta Interamericana de Defesa (JID) e as Forças Militares da Colômbia sediaram a "Primeira Conferência de Defesa Cibernética: Hemisfério Ocidental".

Na oportunidade, o General de Brigada Alan Denilson Lima Costa, representando o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber), apresentou uma palestra sobre este Comando e seu papel na Estratégia Nacional de Defesa e  participou de um painel com o tema “Cooperação em Defesa Cibernética no Hemisfério Ocidental”.

Os objetivos da Conferência incluíram buscar consenso sobre questões cibernéticas comuns e descrever os desafios na região para promover intercâmbios analíticos e técnicos; criar parcerias estratégicas multilaterais e bilaterais que promovam as melhores práticas e deem como resultado um melhor intercâmbio de informações; destacar as realizações no hemisfério para apreciar a diversidade das abordagens existentes de defesa cibernética; e melhorar a cooperação hemisférica de defesa cibernética a curto e longo prazos.

A conferência contou com a participação do Ministro da Defesa da Colômbia, Guillermo Botero Nieto, e de representantes de 23 países do Hemisfério Ocidental. O Brasil se fez presente com militares da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha, do Estado-Maior do Exército, do Comando de Defesa Cibernética e do Centro de Defesa Cibernética e do Estado-Maior da Aeronáutica.