Visita de comitiva do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 20 mai 2019

Rio de Janeiro – (RJ) O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Centro Sergio Vieira de Mello, recebeu no dia 15 Maio 2019, a visita de uma comitiva do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura e as capacidades do CCOPAB. A comitiva foi chefiada pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), Ten Brig Ar Raul Botelho, que após as honras de recepção recebeu a apresentação dos Oficiais no Salão Nobre.

Na sequência, o Comandante do CCOPAB realizou uma apresentação institucional sobre o Centro, destacando sua contribuição com o Ministério da Defesa, no que tange ao preparo dos capacetes azuis brasileiros. Seguiu-se uma videoconferência realizada com o Cel Baddy Mitre, Observador Militar brasileiro desdobrado em AWIL, no Sudão do Sul e uma visita às seguintes instalações: Simulador de Combate (Sistema de Treinamento do Uso da Força Legal), Laboratório de Francês, Memorial Haiti (monumento que homenageia os mortos no terremoto que atingiu aquele país em 2010) e ao Campo Delta, onde desenvolveu-se o Curso de Staff Officer.

Prosseguindo na programação, a comitiva deslocou-se para a área do Campo de Instrução do Gericinó (CIG), onde pôde observar o desempenho dos militares e policiais, alunos do Estágio de Preparação para Missão de Paz (EPMP/2019). O CEMCFA e demais autoridades puderam, ainda, conhecer as instalações simuladas de um Team Site, base normalmente ocupada por Observadores Militares e Policiais desdobrados em missões de paz da ONU. Neste exercício final de avaliação, os futuros capacetes azuis são submetidos a simulações de cenários que provavelmente encontrarão quando do cumprimento de suas missões no terreno.

A visita encerrou-se com um almoço, oportunidade em que o Brigadeiro Botelho assinou o livro de honra do CCOPAB e recebeu uma lembrança institucional do Centro.

Fonte: CCOPAB