Centro realiza prevenção e controle da Rabdomiólise durante Exercício no Terreno

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 mai 2019

Recife (PE) – Diante da incidência de casos de rabdomiólise no âmbito do Exército Brasileiro, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife (CPOR/R), em cumprimento à Portaria nº 129, de 11 de março de 2010, implementou o Programa de Prevenção e Controle da Rabdomiólise Induzida por Esforço Físico e pelo Calor.

Assim, o CPOR/R realizou as medidas de prevenção e controle da ocorrência da rabdomiólise e de distúrbios térmicos, tais como insolação, intermação e exaustão, durante o Exercício no Terreno com os Alunos matriculados em 2019, nos períodos da manhã, da tarde e da noite.

O programa é constituído de orientações para minimizar a possibilidade de surgimento dos citados problemas nos Alunos, durante as atividades de treinamento físico militar e na instrução militar. Outras importantes medidas são a conscientização dos oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados, além dos Alunos, quanto à prevenção e controle desse distúrbio e a rigorosa observância da documentação a respeito do assunto. Também é realizada contínua conscientização e ministrada instrução aos Alunos a respeito do tema, com palestras objetivas e orientações constantes de seus comandantes de pelotão e de subunidades.

Fonte: CPOR/R