Inspetoria promove evento voltado para a conscientização sobre a prevenção do suicídio

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 mai 2019
Crédito: Cb Pantoja

Belém (PA) – Voltada para a conscientização sobre a prevenção do suicídio, a 8ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército, junto ao Centro de Valorização da Vida (CVV) promoveu, no dia 16 de maio, uma palestra sobre o assunto. Com o propósito de alertar os militares desta Inspetoria a respeito dessa realidade e as formas de prevenção, o CVV apresentou dados relevantes sobre esse problema de saúde pública. 

A Organização Mundial de Saúde considera o suicídio um caso de Saúde Pública, 90% dos casos são tratáveis e preveníveis, e todos podem ajudar a fazer algo em favor da vida daqueles que estão em risco.

De acordo com a Sra Leila Otavia Costa Ferreira, vice coordenadora do CVV em Belém e responsável pela apresentação, o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking mundial de tentativas e efetivação de suicídio, o que ressalta a necessidade de saber identificar os sinais e como buscar ajuda. 

“Todos os pedidos de ajuda não podem ser ignorados”, disse. De acordo com a palestrante os fatores de risco são: transtorno mental, fatores sociodemográficos, condições clínicas incapacitantes e fatores psicológicos. Divulgar ações preventivas e tentar diminuir o estigma em torno da temática são algumas das iniciativas que podem contribuir para a prevenção do suicídio.

O CVV foi criado em 1962 e apóia com o voluntariado àqueles que necessitam de ajuda. O atendimento é gratuito e sigiloso através do telefone 188.

Fonte: 8ª ICFEx


Crédito: Cb Pantoja