Militares da Brigada realizam Estágio de Guardião de Piscina

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 mai 2019
Crédito: Sd Rayberg

Boa Vista (RR) - Militares da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda In Sl) realizaram, no período de 6 a 10 maio, o Estágio de Guardião de Piscina, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR).

Com uma carga horária de 50 horas/aula, o estágio teve como principal objetivo capacitar militares para atuarem na prevenção de afogamentos e em apoio às diversas ocorrências que envolvem o meio aquático sem a utilização de embarcações, proporcionando mais segurança e qualidade de vida à sociedade.

Durante as instruções, os estagiários tiveram a oportunidade de desenvolver atividades de adaptação ao meio aquático; natação utilitária; técnicas de flutuabilidade; adaptação aos estilos de nado Crawl, Peito, Borboleta e Costas; técnicas e serviços de salvamento aquático; técnicas de mergulho livre; e atendimento pré-hospitalar (APH), dentre outros.

Ao final, 24 novos guarda-vidas concluíram o estágio com aproveitamento, sendo 23 militares da 1ª Bda Inf Sl e uma servidora do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Estágio de Guardião de Piscina (EGP)

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), o EGP é parte importantíssima na prevenção de afogamentos em todas as faixas etárias. De acordo com o Boletim Epidemiológico 2017 da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 17 brasileiros morrem afogados diariamente.

Outro fato relevante sobre a importância preventiva dos Guardiões de Piscina é que 53% das mortes de crianças ocorrem em piscinas, sendo o afogamento a segunda maior causa de morte na faixa etária entre 1 a 9 anos, também segundo a Sobrasa.

Fonte: 1ª Bda Inf Sl


Crédito: Sd Rayberg