Semana da Cavalaria

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 mai 2019

Resende (RJ) – De 5 a 11 de maio, foi comemorada a Semana da Cavalaria, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Diversas atividades foram realizadas para celebrar o dia da Arma de Heróis, 10 de maio, como concurso de quadro-mural, cultos religiosos, basquete a cavalo, prova hípica, cerimônias, prova de cross country, demonstrações, almoço festivo e baile.

Na manhã de 6 de maio, ocorreu o Concurso de Quadro-Mural da Semana da Cavalaria. Na ocasião, as Companhias do Curso Básico confeccionaram murais alusivos à Arma de Heróis, sagrando-se campeã do concurso a 4ª Companhia do Curso Básico, a "Chivunk". À noite, os diversos Cultos Religiosos deram a oportunidade aos cavalarianos de agradecerem e professarem sua fé.

Na noite de 7 de maio, o tradicional torneio de basquete a cavalo do Curso de Cavalaria da AMAN proporcionou aos cadetes do 4º ano do curso cultuarem as tradições da Arma, desenvolvendo diversos atributos fundamentais para que o oficial de cavalaria atue nos "negros horizontes", como arrojo, coragem e camaradagem.

Em 8 de maio, foi a oportunidade dos integrantes da Cavalaria demonstrarem suas habilidades equestres na Prova Hípica Marechal Osorio. A atividade desenvolveu-se na modalidade “escolha seus pontos”, enaltecendo, além das já citadas características da Arma, a decisão rápida e acertada por parte dos competidores, essencial para o sucesso no combate.

No dia 9 de maio, foram realizadas diversas cerimônias, iniciando com a Alvorada Festiva, onde o Curso de Cavalaria e os demais oficiais e praças de Cavalaria da AMAN entoaram, de maneira vibrante, as canções “Alvorada dos Dragões” e “Soldados, a Cavalaria”, seguidas de uma rajada de metralhadoras e disparos de canhão 90 mm. Após isso, transcorreu-se a Formatura Alusiva ao Dia da Arma de Heróis no Pátio Tenente Moura, em que o busto do Marechal Osorio, Marquês do Herval, esteve em destaque com a guarda de quatro cadetes da AMAN, trajando o uniforme histórico da Academia Militar das Agulhas Negras e dos três Regimentos de Cavalaria de Guarda. Por fim, os oficiais e praças de Cavalaria realizaram o Culto à Bandeira, encerrando com uma foto dos militares presentes.

Coroando as celebrações da Semana da Cavalaria, no dia 11 de maio ocorreu o Cross da Espora, marco para os novos integrantes da Arma por representar a conquista das tão esperadas esporas, evento que foi acompanhado de muita emoção pela participação de familiares, bem como das diversas autoridades e cavalarianos que assistiram à cerimônia. Entre a execução do Cross e a Solenidade de Entrega das Esporas, ocorreu uma demonstração da Arma Ligeira, com a participação de diversas Unidades e Subunidades que, com seus meios, puderam expor todo o emprego da Cavalaria no Exército Brasileiro, com execução de manobras e tiro real. Homenageando nossos antecessores, houve ainda o descerramento de uma Placa Comemorativa aos 50 Anos do Cross da Espora da Turma de 1970, onde os então cadetes da época prestigiaram o evento. E para encerrar a manhã, contou-se com uma típica costelada de fogo de chão para a congregação dos presentes.

À noite, um Baile de Gala reuniu os cavalarianos para estreitar os laços de camaradagem que, construídos com esforço e trabalho, são consolidados em ambiente salutar, demonstrando sua maneira ímpar de comemorar a passagem de tão importante data, o Dia da Cavalaria, o nascimento do Marechal Manoel Luis Osorio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: AMAN