Militares do HMASP fazem "Marcha Rumo ao Centenário"

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 09 mai 2019

São Paulo (SP) – Dentro das comemorações do aniversário de 99 anos do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), os militares, servidores civis e convidados dessa organização militar de saúde  realizaram uma marcha de 8 km, intitulada “Marcha Rumo ao Centenário”, nome alusivo ao Centenário do hospital, que será comemorado em 3 de maio de 2020.

A idéia da atividade surgiu de uma pesquisa feita pelo Adjunto de Comando do HMASP, 1º Sgt Leal, para colher informações sobre a história do hospital, a fim de fundamentar a proposta para que ele ganhe a denominação histórica de "Real Hospital Militar de São Paulo – 1766".

A marcha, que percorreu a Estrada Velha de Santos, localizada no Parque Caminho do Mar, partiu de São Bernardo do Campo, em direção a Cubatão, local de chegada da tropa. Durante o deslocamento, os altos foram em pontos turísticos localizados ao longo do percurso.

Participaram da marcha o Comandante da 2ª Região Militar, Gen Div Chalella e o Diretor do HMASP,  Gen Bda Med Szelbracikowski, militares do contingente, da área administrativa, integrantes da equipe de enfermagem, fisioterapia, farmácia e médicos, como é o caso do Cel Sócrates, anestesista, Chefe do Centro Cirúrgico.

 

Altos Turísticos: "Rancho da Maioridade", "Casa de Pedra" e "Calçada do Lorena"

O trajeto escolhido faz um link com os  pontos turísticos, usados como "altos da marcha", com a origem do Hospital em 1766, visto que foi o primeiro caminho pavimentado com pedras entre São Paulo  e o Porto de Cubatão, por londe Índios, Jesuítas e Bandeirantes chegaram aos Campos do Piratininga e fundaram a cidade de São Paulo.

Ao chegar no Forte dos Andradas, a  equipe do Rancho do HMASP recepcionou os participantes com um almoço.  

 

Fonte: HMASP