No Comando Militar do Oeste, Heróis da Pátria são homenageados

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 09 mai 2019
Crédito: Fotos: Sd Fuzaro

Campo Grande (MS) – A noite do dia 8 de maio, foi marcada por homenagens na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Militares do Comando Militar do Oeste (CMO) e colaboradores da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, receberam a Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira (FEB), como forma de rememorar a luta brasileira durante a Segunda Guerra Mundial.

O ponto alto da sessão solene foi a entrada dos veteranos, no Plenário Deputado Júlio Maia, acompanhados pela Guarda-Bandeira Histórica do 9º Batalhão de Engenharia de Combate (9º BE Cmb). O veterano da FEB, o aquidauanense, Sr André Ragalzi, de 97 anos, e o presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, Sr Agostinho Gonçalves da Mota, de 93 anos, foram aplaudidos em pé.

O historiador e vice-presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB, Coronel Wellington Corlet dos Santos, falou sobra a importância desse reconhecimento dentro da Casa de Leis. “A Assembleia Legislativa representa o povo e, por isso é importante esta Casa ter assumido esse compromisso de homenagear, todos os anos, ex-combatentes e lembrar de um dia, comemorado no mundo inteiro, que é o Dia da Vitória”.

A data, 8 de Maio, Dia da Vitória, celebrada em diversas partes do mundo, remete ao dia da rendição da Alemanha nazista. O Brasil, por meio da FEB, lutou com os aliados com pouco mais de 25 mil homens e mulheres.

A Medalha do Mérito da Força Expedicionária Brasileira foi instituída pela Resolução n° 010/05, de 3 de maio de 2005, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, para recompensar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na difusão de atividades ligadas à Força Expedicionária Brasileira e aos seus princípios de defesa da paz, de liberdade, de defesa dos postulados democráticos, das liberdades fundamentais, e do cultivo do espírito fraternal de solidariedade humana.

Fonte: CMO


Crédito: Fotos: Sd Fuzaro