Comemoração do 74º aniversário de término da 2ª Guerra Mundial - Dia da Vitória

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 09 mai 2019
Crédito: Sd Paulo Victor

Rio de Janeiro (RJ) – Em 8 de maio de 1945, a Segunda Guerra Mundial foi formalmente encerrada, tendo as tropas aliadas - grupo no qual o Brasil se inclui - como vencedoras. Desde então, é comemorado o Dia da Vitória; a data marca a rendição das tropas alemãs, sendo celebrada em diversas partes do mundo.  Nesta terça-feira (8), foi realizada uma cerimônia militar no Rio de Janeiro em alusão ao triunfo sobre o jugo Nazi-fascista.

A solenidade, realizada no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), contou com a presença do Presidente da República, Sr Jair Messias Bolsonaro; do Ministro de Estado da Defesa, Sr Fernando Azevedo e Silva; do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa; do Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA); do Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sr Wilson Witsel; do Prefeito Municipal, Sr Marcelo Crivella entre outras autoridades militares e civis.

Durante a cerimônia, houve a outorga da Medalha da Vitória, destinada a agraciar aqueles que contribuem para a difusão dos feitos realizados pela Força Expedicionária Brasileira no Teatro de Operações da Itália; participado de conflitos internacionais na defesa dos interesses do País; integrado missões de paz; prestado serviços relevantes ou apoiado o Ministério da Defesa no cumprimento de suas missões constitucionais. Podem ser agraciados militares das Forças Armadas, civis, policiais, bombeiros militares, organizações militares e instituições civis.

Ocorreu ainda, uma homenagem ao Soldado Desconhecido, com uma aposição floral junto ao seu túmulo, localizado em local de destaque no MNMSGM, seguido da execução do toque de silêncio e de uma salva fúnebre pelo Navio Patrulha GURUPI, da Marinha do Brasil, em homenagem aos militares mortos em combate. A solenidade foi finalizada com o desfile da tropa, composta de representações das Forças Armadas, e de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira embarcados em viaturas históricas.

 

Fonte: MNMSGM


Crédito: Sd Paulo Victor