Na Espanha, militares do Exército que participaram da preparação para integrar a Brigada Espanhola iniciam o desdobramento para a UNIFIL

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 06 mai 2019

Madri (Espanha) – Em 10 de maio, teve inicio o desdobramento da primeira leva do 10º Contingente do Exército Brasileiro junto à Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). Desde a segunda quinzena de março, os militares brasileiros, integrantes do Estado-Maior da Brigada Espanhola, participam da preparação na Base Militar El Goloso, em Madri.

A Base El Goloso é a sede da Brigada Acorazada XII, encarregada de organizar a Brigada Espanhola a ser desdobrada no Líbano a partir de maio deste ano.

O contingente brasileiro, composto por sete militares, integra o Estado-Maior da Brigada e participou da preparação combinada, que teve a duração de aproximadamente dois meses.

Como parte dessa preparação, os militares brasileiros participaram de exercícios de tiro de fuzil e pistola espanhóis, de diversas conferências sobre a área de operações e da certificação da Brigada Líbano. Essa certificação constituiu-se de um Exercício no Terreno no Campo de Maniobras de San Gregório, em Zaragoza.

Para o exercício, as cartas topográficas do campo de instrução e do Líbano foram sobrepostas, trazendo maior realismo ao adestramento. Além disso, foram simulados os incidentes reais com os quais os contingentes anteriores se depararam. O contingente brasileiro participou, ainda, dos trabalhos de embarque do material que enviado ao Oriente Médio.

No dia 26 de abril, foi realizado um “Acto de Despedida”, formatura de despedida do contingente, que deixa a Espanha em direção ao Líbano em três levas.

Fonte: Aditância do Exército Brasileiro na Espanha