Tem início, no 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, o Curso Avançado de Montanhismo

${the_title} - ${company_name}

Crédito: Sd Cassiano

São João del-Rei (MG) – No dia 6 de maio, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth), o Regimento Tiradentes, por intermédio de seu Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOpMth), iniciou a condução do Curso Avançado de Montanhismo, com o efetivo de 20 oficiais e sargentos do Exército Brasileiro e um sargento da Marinha do Brasil.

Como primeiro evento, o Coronel R1 Humberto Batista Leal, pioneiro do montanhismo militar no Exército Brasileiro, Guia de Montanha nº 12 e autor da Oração do Combatente de Montanha, ministrou a aula inaugural, apresentando aos alunos um pouco da história das primeiras atividades do montanhismo, desenvolvidas no 11º BI Mth.

Prosseguindo, os alunos participaram do cerimonial de entrada no curso, momento em que foram observadas as condições de aprestamento do material e do armamento individual. Ato contínuo, o turno de alunos foi formalmente apresentado ao Regimento Tiradentes, durante a formatura matinal da organização militar.

Nesses 40 anos de montanhismo militar, o 11º BI Mth consolida seu pioneirismo e contribui sobremaneira para a capacitação dos quadros da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), única Grande Unidade vocacionada a atuar no ambiente operacional de montanha.

 

Fonte: 11º BI Mth


Crédito: Sd Cassiano