Projeto Soldado Cidadão em Salvador

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 03 mai 2019

Salvador (BA) – O Projeto Soldado Cidadão, do Ministério da Defesa (MD), tem a missão de qualificar profissionalmente os recrutas que prestam o serviço militar, complementando sua formação cívica-cidadã e facilitando seu ingresso no mercado de trabalho após o período obrigatório nas Forças Armadas.

Em Salvador, o 6º Batalhão de Polícia do Exército estabeleceu uma parceria com o SENAI/BA com a finalidade de inovar a qualificação profissional na área de ensino. Por meio do núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (ITED), em 2 de maio de 2019, foi estabelecido um Grupo de Trabalho para montar um Curso de Auxiliar de Cozinha, empregando o ensino à distância.

Essa atividade tem como objetivo contribuir na formação e qualificação de jovens militares que buscam especialização, buscando estabelecer um modelo institucional que sirva de base nas Forças Armadas para emprego em diferentes localidades de todo território nacional. Além disso, busca-se a eficiência na otimização do recurso público para ampliar as oportunidades de qualificação.

A educação a distância se configura como uma modalidade de construção do conhecimento sem a presença simultânea dos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, para isso são utilizados recursos de comunicação, como o computador para fomentar o desenvolvimento da aprendizagem.

O núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais do SENAI Bahia (ITED),  atua com tecnologias aplicadas à educação, desde 1993, sendo especializado na concepção, desenvolvimento e gestão de soluções educacionais a distância.

Por fim, investir em qualificação profissional é fundamental para a construção de uma sociedade democrática que crie oportunidades individuais, promovendo uma transformação social efetiva.

Fonte: 6º BPE