Em Caçapava, 6º Batalhão de Infantaria Leve inicia celebração aos 74 anos da conquista de Fornovo Di Taro

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 mai 2019

Caçapava (SP) – Na noite do dia 26 de abril, no Forte Ipiranga, sede do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), Regimento Ipiranga, iniciaram as comemorações da conquista de Fornovo Di Taro, com a inauguração da nova Estação Ferroviária de Caçapava, revitalizada e transformada em espaço cultural, que recebeu o nome de Estação Ferroviária Fornovo Di Taro.

No dia 27 de abril, ocorreu a solenidade militar em comemoração à data, no 6º BIL. Essa atividade foi prestigiada pelo Deputado Federal General Peternelli, pelo Comandante Militar do Sudeste (CMSE), General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, pelo Comandante da 2ª Divisão de Exército (2ª DE), General de Divisão André Luis Novaes Miranda, pelo Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) (12ª Bda Inf L (AMV)), Brigada Fornovo Di Taro, General de Brigada Helder de Freitas Braga, pelo Comandante da Aviação do Exército (CAVex), General de Brigada Carlos Waldyr Aguiar, ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), demais autoridades civis e militares, população local e visitantes, constituindo um público bastante expressivo.

Após a solenidade militar, foi ministrada uma palestra pelo Sr Paulo Kasseb, com o tema: O Front Interno do Brasil na Segunda Guerra Mundial – como era viver no Brasil em guerra. Evento foi prestigiado pelo Prefeito Municipal, Sr Fernando Cid Diniz Borges, pelo Comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), General de Brigada Helder de Freitas Braga, ex-combatentes FEB e demais autoridades civis e militares.

O Comandante Militar do Sudeste concedeu a palavra ao Comandante da 2ª Divisão de Exército, que em suas palavras, lembrou os feitos heroicos de nossos pracinhas durante a 2ª Guerra Mundial, especialmente por ocasião da conquista de Fornovo Di Taro. Um momento marcante da solenidade foi a colocação de uma corbelha de flores no monumento aos pracinhas mortos durante a 2ª Guerra Mundial, procedida pelo Gen Ramos acompanhado dos oficiais-generais presentes, do Prefeito Municipal, do Comandante do Batalhão e do ex-combatente, 2º Ten Jarbas convidado especial para o ato.

Durante o dia, no período das 12:00h às 18:00h, o público pode conferir o Festival Fornovo di Taro, que constou de exposição de material bélico da época e atual, Food Trucks, apresentações culturais e espaço criança. Ao término do dia, foi realizada uma apresentação musical pela Banda de Música do 6ª BIL, junto com o Coral de Caçapava, e com a presença de autoridades civis, militares e grande público.

O evento  foi encerrado com a apresentação, aos convidados e à população, da encenação Histórica da conquista de Fornovo Di Taro. Participaram da execução da demonstração, os integrantes da 1ª Companhia de Fuzileiros Leve do 6º BIL, Subunidade Operacional (SUFAE) (tropa da FEB no ataque, tropa alemã, explosões, Coordenação Geral) e os integrantes do Grupo de Reencenação histórica Monte Castelo, São Paulo (SP), Grupo de Pesquisa de História Militar Duque de Caxias, Rio de Janeiro (RJ) e Grupo Montese de Pindamonhagaba (SP) (reencenação da negociação e rendição alemã).

Fonte: 6º BIL