Solenidade em comemoração ao dia de libertação da Itália pela Força Expedicionária Brasileira

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 abr 2019
Crédito: Sd Paulo Victor

Rio de Janeiro (RJ) – Em 25 de abril, foi realizada, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), uma solenidade em comemoração ao dia de libertação da Itália, pelos integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), do jugo nazi-fascista.

Estiveram presentes ao Monumento o Presidente da ITAL-RIO, Senhor Antonio Vilardo, representantes da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro e alunos da rede municipal de Ensino, através da escolas Itália, Roma, Castelnuovo, Montese, Collechio, Fornovo e Monte Castelo.

Durante a solenidade, tivemos uma apresentação musical pelos alunos da Escola Roma em flauta doce, com as músicas “Tarantela” e “Ó sole mio”, bem como a leitura, pelos alunos da Escola Castenuovo, dos atos de bravura protagonizados pelos Soldados Geraldo Rodrigues de Souza, Geraldo Baeta da Cruz e Arlindo Lúcio da Silva nos campos de batalha italianos.

Na ocasião,  foram abordados aspectos da idealização do Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, de construir um Espaço Cultural com a finalidade de abrigar os restos mortais das vítimas brasileiras da Segunda Guerra Mundial.

Ao término, com a realização de uma visita mediada ao Espaço Cultural, foram transmitidas maiores informações e curiosidades sobre a participação das Forças Armadas brasileiras no teatro de operações da Itália.

Fonte: MNMSGM


Crédito: Sd Paulo Victor