Batalhão comemora 164 Anos de História

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 abr 2019
Crédito: Cb Mateus Silva

Lages (SC) –  No mês de abril, esta centenária Unidade Militar, o 1º Batalhão Ferroviário (1º BFv), completou mais um ano de existência, são 164 anos desde sua criação. Oriunda do Batalhão de Engenheiros/1855, seu formador mais antigo, em 24 de abril de 1889, foi organizada como Unidade Militar, recebendo a denominação de 2º Batalhão de Engenharia, tendo como primeiro comandante, o Ten Cel Antônio Alves Pereira Salgado.

A história do 1º BFv, confunde-se com a história do Exército, pois, teve participação na Guerra da Tríplice Aliança. Mais tarde, iniciou no Rio Grande do Sul, a construção de ferrovias, escrevendo nas páginas de sua história, uma epopéia de feitos, que até hoje, reflete em sua história, um passado de realizações, testemunhado por um acervo gigantesco de obras ferroviárias, contruídas nos três estados do Sul do Brasil.

Para celebrar essa data, foram realizadas diversas comemorações ao longo do mês de abril, que contou com uma corrida rústica, apresentação da Banda da 14ª Bda Inf Mtz, na praça João Ribeiro, no centro da cidade, e no Teatro Marajoara. As comemorações tiveram seu ponto alto, com uma solenidade, no Pátio de Formaturas “Gen Rodrigo Octávio”. Se fizeram presentes, autoridades civis e militares, além de alunos da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), sediada em Joaçaba (SC). Na oportunidade, foram entregues Diplomas de Amigo do Batalhão, às personalidades que se destacaram em prol do 1º B Fv.

Fonte: 1º B Fv


Crédito: Cb Mateus Silva