Esquadrão realizou o Campo Básico

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 abr 2019

Francisco Beltrão (PR) – No período de 22 a 26 de abril, o 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou, no Campo de Instrução Soldado Peluso (CISP), o Campo Básico aos recrutas incorporados no corrente ano, tendo como finalidade a verificação dos ensinamentos passados em sala de instrução e a adaptação a um ambiente de combate.

Durante os dias que permaneceram no CISP, os militares participaram de diversas instruções operacionais nos períodos diurno e noturno, tais como: Pista de Orientação, Pista de Progressão em Ambiente de Combate, Pista de Primeiros-Socorros em Campanha, Pista de Cordas e Tiro de Ação e Reflexa Diurna e Noturna.

No penúltimo dia de acampamanto, foi realizada a instrução de acuidade auditiva e visual noturna, que teve por objetivo adestrar os soldados com a disciplina de luzes e ruídos em campanha, preparar o material para não entregar a posição ao inimigo, adestrar as vistas e ouvidos dos soldados para atentar com sons anormais ao ambiente, como o andar em galhos secos, engatilhar de armamentos, equipamento desajustado e sons de ferramental de campanha e de viaturas. Na ocasião foram desenvolvidos e aprimorados os atributos da área afetiva essenciais ao militar da caserna, com destaques para os atributos: coragem, camaradagem, espírito de corpo, perseverança, iniciativa e liderança.

Ao término do Campo Básico, foi realizado o retorno ao Esquadrão com uma marcha de 12 km, cumprindo calendário de instruções prevista pela Seção de Operações do Esquadrão. Esse exercício tem por finalidade aprimorar o aprestamento operacional e manter a rigidez da tropa, as condições de combate após atividade de esforço moderado.

Fonte: 16º Esqd C Mec