Esquadrão realiza homenagem no Monumento ao Tenente Camargo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 18 abr 2019
Crédito: Cb Liscoski

Francisco Beltrão (PR) – No dia 16 de abril, o 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou uma cerimônia em homenagem ao 2º Tenente Carlos Argemiro de Camargo, personagem histórico ligado à comunidade e ao Exército Brasileiro em Francisco Beltrão, morto há 54 anos no cumprimento do dever. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Esquadrão e contou com as presenças de um pelotão do 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Unidade a qual era subordinada a 2ª Companhia de Infantaria), de alunos e professores do Colégio Estadual Carlos Argemiro de Camargo, sediado em Capitão Leônidas Marques, e contou, ainda, com a participação de integrantes do pelotão que o Sargento Camargo liderava no dia do desfecho trágico.

A cerimônia foi realizada no monumento ao Tenente Camargo, localizado na BR-163, sentido a Capitão Leônidas Marques, local onde o então 3º Sargento Camargo foi alvejado e veio a falecer. A solenidade teve início com o hasteamento da Bandeira Nacional pelo 3° Sargento R1 Maciel, integrante da patrulha do Sargento Camargo, em seguida foram prestadas as honras militares e foi realizada a apresentação da tropa ao Comandante do Esquadrão para dar prosseguimento a solenidade.

Foi realizada a leitura do histórico do Sargento Camargo e na sequência o Comandante do Esquadrão fez o uso da palavra e convidou os antigos companheiros de caserna do Tenente Camargo a depositarem uma corbelha de flores no monumento, como gesto de respeito foi realizado o toque de silêncio. Em seguida, o senhor Arno Barbiere (Soldado integrante da patrulha do Sargento Camargo) também fez o uso da palavra narrando os acontecimentos no dia do combate. Ao final da solenidade, os ex-companheiros do Tenente Camargo contaram algumas histórias daquele tempo aos alunos do colégio.

Fonte: 16º Esqd C Mec


Crédito: Cb Liscoski