Dia do Exército é comemorado com desfile de tropas e homenagens com entrega de medalhas na Capital Federal


Crédito: S Ten Edmilson

Brasília (DF) – "Braço Forte, Mão Amiga! É assim, fundamentado nessas duas simples expressões, que o Exército Brasileiro, ao longo dos seus 371 anos de existência, tem buscado pautar suas ações para defender a nossa Nação e garantir os poderes legalmente constituídos em nossa Carta Magna, o império da lei e da ordem", disse o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, durante a leitura da Ordem do Dia na cerimônia comemorativa do Dia do Exército, na Capital Federal, nesta quarta-feira, dia 17 de abril.

Em suas palavras, o comandante destacou as ações do Exército ao longo da história e a importância de entender o passado para continuar a evoluir. “A cada celebração em que comemoramos mais um ano de existência, é imprescindível olhar para trás, em reflexão ao que já foi realizado, na busca das lições aprendidas e da melhoria contínua”.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Presidente da República, o Ministro da Defesa e Comandantes da Forças Armadas. Para o Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o momento é de agradecimento ao Exército por sempre estar ao lado do povo brasileiro. “Esse é o nosso Exército Brasileiro. Exército que nos momentos mais difíceis da nossa nação sempre esteve ao lado da vontade do seu povo. Que respira e transpira democracia e liberdade e que honra a todos nós”.

Durante a cerimônia civis e militares foram homenageados com as medalhas da Ordem do Mérito Militar e a Medalha do Exército Brasileiro, condecorações concedidas a cidadãos e instituições que tenham prestado relevantes serviços à Força Terrestre.

Desfiles de tropas e equipamentos de Defesa do Exército Brasileiro encerraram a cerimônia. Militares equipados demonstraram disciplina, civismo e amor à profissão. O público que compareceu ao evento pôde conferir de perto viaturas de emprego militar, como blindados Guarani, o Lince MK2, blindados Cascavel, o blindado Leopard e o moderno Sistema Astros.



Crédito: S Ten Edmilson