12ª RM lança selo e medalhão comemorativo aos 50 anos de sua criação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 abr 2019
Crédito: 2º Sgt Castelo/Cb Gomes

Manaus (AM) – No dia 15 de abril de 2019, foi realizado, no Círculo Militar de Manaus, o lançamento do selo e medalhão comemorativo ao 50º aniversário de criação da 12ª Região militar (12ª RM), Região Mendonça Furtado.       

A cerimônia contou com a presença do General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Comandante da 12ª RM e Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; do Cel Luís Moisés de Oliveira Braga Otero, Chefe do Estado-Maior da 12ª RM; do Senhor Josué Maciel, representante da Superintendência Estadual de Operações dos Correios na Amazônia; além de representação das organizações militares da guarnição e seus respectivos comandantes.

O Medalhão comemorativo do cinquentenário da 12ª RM possui o formato circular, cunhado em bronze, com gravações em alto relevo. No perímetro externo do verso, foi colocado o nome da 12ª Região Militar e sua designação histórica “Região Mendonça Furtado”, e o numeral “50” estilizado, caracterizando o meio século de sua existência. O numeral “zero” representa a instalação física principal do aquartelamento, formato semelhante a de um timão de manobra de embarcação, principal modal de transporte logístico em apoio à Amazônia Ocidental, que está representada ao fundo pelo mapa da região. No anverso do Medalhão, o símbolo da 12ª RM, amparada pelas espadas da Força Terrestre, dispostas em circulo, tendo no seu perímetro externo, o lema “Nós fazemos o apoio logístico do combate na Amazônia Ocidental”, seguido do brado místico de “Selva”

O Selo comemorativo lançado reproduz, na parte superior, a designação da organização militar, bem como sua denominação histórica: “Região Mendonça Furtado”. À esquerda, foi colocado o Distintivo da 12ª RM onde, no seu interior, existe o mapa do Brasil com uma estrela dourada na localização da cidade de Manaus (AM), sede da Região, e ao fundo a espada representando o Exército Brasileiro como braço forte da Nação, simbolizando o indômito sentimento de brasilidade em sempre guardar e defender a imensa selva amazônica. Ao fundo e à direita, a imagem da região da Amazônia Ocidental Brasileira, área do território nacional sob responsabilidade da 12ª RM. Sobreposto à ela está o número 50, que faz referência ao cinquentenário da “Região Mendonça Furtado”, onde o “zero” é representado pela edificação redonda do Comando da 12ª RM, cedida pelo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis e ocupada em 1982. Por fim, na parte inferior foi gravada a seguinte frase: “Nós fazemos o apoio logístico do combate na Amazônia”, que é a atividade finalística da Região, a qual viabiliza ao Exército Brasileiro cumprir sua missão constitucional de defesa da Pátria em área tão peculiar do país, tanto em tempo de paz como em conflito e por meio de suas 64 organizações militares sediadas na área.                                        

Durante a cerimônia, os selos foram obliterados e entregues, juntamente com o medalhão comemorativo, aos comandantes organizações militares da Guarnição e representantes dos Correios.

Fonte: 12ª RM


Crédito: 2º Sgt Castelo/Cb Gomes