Comemoração do Dia do Serviço de Intendência no Comando Militar do Oeste

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 abr 2019

Campo Grande (MS) – Na manhã de 12 de abril, na sede do 9º Batalhão de Suprimento (9º Gpt Log), “Batalhão Guia Lopes”, foi realizada a formatura de comemoração dos 99 anos de criação do Serviço de Intendência do Exército Brasileiro. A cerimônia foi presidida pelo General de Exército Lourival Carvalho Silva, Comandante Militar do Oeste.

A programação consistiu de uma exposição de material, homenagem ao Marechal Carlos Machado de Bittencourt, patrono da Rainha da Logística, foi entoada a Canção da Intendência e ocorreu, ainda, o desfile de militares da ativa e da reserva discípulos de Bittencourt à frente da tropa.

Encerrando a solenidade, desfilou a viatura “Jacaré”, com seus mais de um milhão de quilômetros rodados em missões de apoio logístico na área do Comando Militar do Oeste (CMO), sendo um símbolo do transporte e da logística.

O Serviço de Intendência do Exército Brasileiro, no âmbito do CMO, se faz presente nas vertentes “logística” e “administrativa”. Na primeira, a Intendência está em constante evolução em prol de um efetivo sistema logístico voltado para a guerra. Nesse sentido, a criação do 9º Gpt Log viabilizou a implantação da nova logística militar terrestre, incluindo como premissa a “logística na medida certa” e as boas práticas da gestão da cadeia de suprimento. Vale destacar as novas capacidades logísticas advindas com a reestruturação do 9º Gpt Log e com a criação do 18º Batalhão de Transporte. Assim, a “Rainha da Logística” contribui com a previsão e provisão de suprimento e transporte, funções logísticas essenciais para as tropas em operações ou ao funcionamento das organizações militares no âmbito do CMO.

Na área administrativa, a Intendência evidencia uma das suas maiores qualidades: “servir”. Nesse sentido, todas as organizações militares dos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul têm, em seu quadros, intendentes comprometidos com o trabalho cotidiano, nomeadamente: Fiscalização Administrativa, Seção de Aquisição, Licitações e Contratos; Setor de Material, Setor Financeiro, Setor de Aprovisionamento e Setor de Conformidade dos Registros de Gestão.

Esse é o Serviço de Intendência no âmbito do CMO, suprindo a tropa e ditando a permanência no combate. A “Folha de Acanto” simboliza as premissas da honestidade e da competência profissional.

Fonte: 9º Gpt Log